A importância de se trabalhar com a cultura dos povos originários, indígenas e negros na educação básica no Brasil é imensurável. Essas culturas são fundamentais para a construção da identidade e da diversidade cultural do país, e reconhecê-las e valorizá-las é um passo decisivo para uma educação mais inclusiva, justa e equitativa.
O combate ao racismo e a promoção da educação antirracista estão presentes nos principais documentos brasileiros, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Em 2003, foi criada a Lei nº. 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, bem como a educação das relações étnico-raciais na educação básica (pública e privada).
Com atividades práticas, o livro do aluno sugere temas que refletem as situações que acontecem no cotidiano, na escola, momentos com a família e entre amigos;
As atividades complementares propostas para alunos do Ensino Fundamental, são apresentados na forma de jogos, exercícios mão na massa, troca de ideias, brincadeiras para serem realizadas em grupo e diversas atividades interativas.
O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Raízes, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação.
O livro para a família efetiva um trabalho compartilhado e apresenta, para pais e familiares como o mundo da criança está sendo ampliado. **Livro da família é exclusivo apenas o Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.